DPE-TO participa de debate sobre prevenção e repressão da violência sexual contra crianças


Rafaela Mazzola/Ascom Cedeca Publicado em 12/11/2015 às 14:11:47

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins participou nesta quarta-feira, 12, do Seminário “Violência Sexual: Atenção na Lógica dos Direitos Humanos”, no Auditório da Unitins, em Palmas, realizado pelo Cedeca Glória de Ivone. O evento proporcionou um espaço para refletir sobre o modelo de atenção às pessoas em situação de violência na Capital e também de discutir sobre políticas de prevenção e repressão da violência sexual contra crianças e adolescente, suas causas, características, consequência.

Na oportunidade, o coordenador do Nudeca – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, defensor público Elson Stecca, participou do Painel “Atenção às pessoas em situação de violência sexual de Palmas” junto com outros atores da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, onde pontuou sobre as atribuições e competências da Defensoria Pública, sobre as dificuldades na articulação com a rede de proteção social de crianças e adolescentes, e destacou a importância do diálogo na busca da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“A Defensoria Pública vem atuando de forma intensa na garantia dos direitos da criança e do adolescente, uma vez que em todas as Unidades temos Defensores Públicos aguerridos na busca da efetividade desses direitos e garantias, entre eles, a proteção contra a violência sexual. De igual modo, a Defensoria Pública também conta com profissionais da equipe multidisciplinar, sendo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, na busca de diagnosticar e prevenir a violência sexual de nossas crianças e adolescentes”, pontuou Elson Stecca.

O Defensor Público também falou sobre a atuação do Nudeca, destacando o trabalho realizado pela Força-Tarefa nas Unidades Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Tocantins, as ações e recomendações enviadas ao Estado.

O painel contou com a participação de vários órgãos que apresentaram suas atribuições e competências no tocante a violência sexual, entre eles, o Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipal de Assistência Social, DPCA - Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente; e também com a presença de representantes da Rede dos Jovens Protagonistas de Palmas, Savis - Serviço Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual,  e NUPAV -  Núcleo de Prevenção das Violências e Acidentes e Promoção da Saúde e Cultura da Paz.

Seminário

O seminário é realizado pelo Cedeca Glória de Ivone, no âmbito do Projeto Farol, e patrocinado pela Petrobras. O evento tem como parceiros: Unitins, ATCT - Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares, Caopij - Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual e Nupav - Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas.

Texto: Rose Dayanne_ Com Contribuições de Renato Augusto e informações da Ascom Cedeca

 



Clique em uma imagem para amplia-la

 Usuário Externos do SEI

Multímidia

Áudio Ver todos >>

Áudio Book Infantil - 03 - Ter Direitos é Ter Deveres Tambem...